sábado, 19 de fevereiro de 2011

Gestão Escolar

http://www.virtual.ufc.br/gpege

O curso é privadas de ensino básico

Curso de Especialização em Gestão Escolar



     O curso de  especialização em gestão escolar faz parte das políticas desenvolvidas pelo setor público, nas esferas federal,estadual e municipal que expressam o esforço de governo e sociedade em garantir o direito da população brasileira à educação escolar com qualidade.
O curso surgiu da necessidade de se construir um processo de formação de gestores  que contemplasse a concepção de caráter público da educação e da busca da qualidade social,baseada nos princípipos da gestão democrática,vendo a escola na perspectiva da inclusão social e da emancipação humana.
     O Programa “objetiva a institucionalização de uma política de formação nacional de gestores escolares, baseada nos princípios da gestão democrática, da inclusão social, da emancipação humana, do direito a educação escolar e do caráter público desta, inclusive a afirmação do princípio da gratuidade do ensino também de âmbito da formação continuada dos profissionais da educação, na perspectiva de contribuir para a melhoria dos processos de organização e gestão da escola e ao processo educativo” (trecho extraído das “Orientações Gerais do Curso de Especialização em Gestão Escolar da Educação Básica”).
Objetivos Específicos
  • Incentivar os gestores a refletir sobre a gestão democrática e a desenvolver práticas colegiadas de gestão no ambiente escolar que favoreçam a formação cidadã do estudante.
  • Propiciar aos gestores oportunidades de lidar com ferramentas tecnológicas que favorecem o trabalho coletivo e a transparência da gestão da escola.
  • Propiciar oportunidades aos gestores para o exercício de práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação da gestão escolar.
  • Possibilitar aos gestores oportunidades para ampliação de capacidades para: analisar e resolver problemas à luz dos princípios que regem a gestão democrática, elaborar e desenvolver projetos e atividades na área de gestão com o suporte das novas tecnologias de informação e comunicação.
  • Desenvolver uma compreensão pedagógica de gestão democrática, situada nos contextos micro e macro da escola, superando as concepções fragmentadas do processo educacional e contemplando as dimensões da construção e formação como objeto do trabalho pedagógico.
  • Estimular o desenvolvimento de práticas de gestão democrática e de organização do trabalho pedagógico que contribuam para uma aprendizagem efetiva dos alunos, de modo a incidir, progressivamente, na melhoria do desempenho escolar.
       Esse curso de especialização para gestores,realizado por meio da EAD e com momentos presenciais,possibilita:
  • maior flexibilidade na organização e no desenvolvimento dos estudos
  • o fortalecimento da autonomia intelectual
  • o acesso as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação(NTIC)
  • a interiorização,garantindo o acesso daqueles que atuam em escolas distantes dos grandes centros urbanos.
     Os recursos tecnológicos serão usados no desenvolvimento do curso como facilitadores da realização das atividades e integração dos envolvidos no curso (cursistas, coordenadores, professores e assistentes de turma).
     A palavra Gestão significa administrar,  governar, dirigir. Significa também a manutenção de controle sobre um grupo, uma situação ou uma organização, de forma a garantir os melhores resultados. Nesse sentido, entendemos que a escola é um tipo de organização   constituída   de   recursos   materiais,   financeiros   e   humanos   (alunos, professores, pais) que precisam ser administrados para se obter os melhores resultados, que no caso é a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos.
http://www.virtual.ufc.br/gpege

Nenhum comentário:

Postar um comentário